O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Procuradoria-Geral (PGDF), pediu autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o concurso público da Polícia Militar (PMDF) seja retomado “com a adoção de nova classificação dos candidatos a partir da nota individual de cada participante, sem distinção de gênero”. O concurso foi suspenso pelo ministro Cristiano Zanin no início de setembro.

A PMDF considera que a continuidade do certame é a “decisão mais apropriada”, independente do resultado da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada pelo Partido dos Trabalhadores (PT). 

Isso poderia incluir a correção das provas discursivas de todas as candidatas aprovadas, permitindo sua participação nas próximas etapas do concurso. A classificação final seria determinada posteriormente, garantindo a integridade do processo”, diz um trecho da nota enviada pelo GDF ao Correio.

O DF acrescenta que a medida não prejudicaria a administração, visto que o concurso seguiria o curso normal. A ação também não causaria prejuízo à banca organizadora do certame, já que inicialmente a previsão era corrigir 5.250 redações.