Pós Graduação Lato Sensu: ​Psicopedagogia Clínica e Institucional

R$150.00 - Taxa de Matrícula

​A Psicopedagogia é uma área do conhecimento transdisciplinar que reúne diversas áreas como a Pedagogia, a Psicologia, a Sociologia, a Psicanálise dentre outras, com o objetivo de compreender o sujeito de forma global, identificando, avaliando e favorecendo o processo de aprendizagem, bem como seus impedimentos/alterações.

• As disciplinas serão interligadas, de forma a contemplar a base teórico-prática necessária acerca do desenvolvimento, do processo de aprendizagem e suas alterações
(dificuldades de aprendizagem).

• Conceitos, históricos e legislação. Neurodesenvolvimento. Bases afetivo sociais. Construção do pensamento e linguagem. Desenvolvimento psicomotor e o processo de
aprendizagem. Aspectos cognitivos. Alterações e transtornos do desenvolvimento como fatores de interferência. Avaliação e intervenção psicopedagógica. Mediação Escolar. Atuação em equipe e empoderamento familiar. Metodologias e currículo escolar. Práticas psicopedagógicas e inclusivas.

O Curso é composto de 09 disciplinas, com 12 meses de duração, incluindo conteúdo complementar de multimídia com vídeo aulas, textos, artigos em PDF, estudos de caso, confecção de artigos; videoconferência ao vivo (webinar) e apostila de estudo.

Início: 17/04/2021 (Um sábado por mês )
Horário: 8h30 ás 12h
Carga horária: 600h
Duração: 12 meses letivos

Objetivo

O curso tem como objetivo oferecer subsídio teórico-prático acerca da aprendizagem e suas interfaces. Capacitar profissionais das áreas Educacional e Terapêutico, para avaliar o sujeito com foco no desenvolvimento do processo de aprendizagem, na prevenção e intervenção junto às dificuldades de aprendizagem.

Público alvo

Profissionais da Educação, Assistência Social, Psicologia, Direito e Educação, dentre outras áreas.

Ementa

1 – FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA​​
​Objetivo: Oferecer conhecimento teórico-científico acerca das bases da Picopedagogia, e sua relação com o sujeito global (da infância a vida adulta); Áreas de atuação psicopedagógicas; Aspectos biopsicossociais e sua relação com processo de aprendizagem; Tecnologia como ferramenta prática.

2 – NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL​​
​​Objetivo: Compreender o sujeito em sua dimensão biológica; Organização de funções cognitivas; Cérebro social; Funcionamento e estrutura de pensamento, desenvolvimento da linguagem e a relação entre emoção e cognição.

3 –  NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM
Objetivo: Conhecer o funcionamento do Sistema Nervoso (caminhos da aprendizagem); Atenção e memória; Funções Executivas; Percepção e Gnosias; Linguagem e o cérebro; Emoção e cognição.

4 –  DESENVOLVIMENTO: ASPECTOS PSICOMOTORES, SENSORIAIS E DA COMUNICAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM
Objetivo: Oferecer conhecimento acerca do sujeito cognoscente de forma global, favorecendo
assim a identificação de aquisições e desvios sensoriais, motores e de linguagem na avaliação
pedagógica.

5 – TRANSTORNOS E SÍNDROMES, INTERFERÊNCIAS NA APRENDIZAGEM​​
Objetivo: Os transtornos ou alterações no desenvolvimento podem afetar qualquer pessoa em qualquer idade gerando sofrimento e impedimentos na funcionalidade do sujeito em todos os âmbitos de sua vida. Tais transtornos podem ser causados por fatores biológicos, ambientais ou psicológicos; ou ser uma junção destes três fatores. Portanto o conhecimento acerca de etiologias, características clínicas e sintomatologias se faz fundamental na identificação dos mesmos, visando proporcionar encaminhamento adequado da prática clínica e educacional.

6 – MEDIAÇÃO ESCOLAR
Objetivo: Tem como objetivo definir e clarificar o papel da Mediação Escolar na perspectiva da Educação Inclusiva. Aspectos legislativos, técnicas e estratégias psicopedagógicas específicas de forma a favorecer a inserção de alunos com necessidades educativas especiais na escola.​

7 – AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA​
Objetivo: Conhecer instrumentos de avaliação psicopedagógica utilizados na construção das hipóteses diagnósticas para as DA’s (entrevista, observação e registros); Queixa inicial (aspectos explícitos e implícitos); Análise do material escolar; atividades direcionadas como recursos de intervenção; identificação do nível de desenvolvimento por meio de testes e sondagens (Relatórios).

8 –  INTERVENÇÕES CLÍNICAS E SUPERVISÃO PRÁTICA​
Objetivo: Oferecer subsídios práticos para a construção da avaliação e do plano de intervenção psicopedagógica por meio do uso de recursos lúdicos, jogos e estudo de casos diversificados.


9 –  METODOLOGIA DA PESQUISA / Mini artigo​
Objetivo: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica?  Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?

O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Investimento

• Taxa de matrícula R$ 150,00 Para 10/04/2021
• Valor da Pós Graduação R$ 1.200,00 = Em 12 Parcelas de R$ 100,00 (Cem reais) Primeira mensalidade para 10/05/2021.

Certificado

A Faculdade CECAP , emitirá o Certificado de PósGraduação Lato Sensu em nível de especialização aos concludentes do curso, aprovados em todas as disciplinas e que tenha concluído o artigo científico. Ocurso possui certificação do Ministério da Educação – Portaria MEC, nº. 2.572.

Documentos para emissão do Certificado

01 (uma) foto do RG e CPF
01(uma)d o diploma e do histórico escolar do curso de graduaçã ou equivalente
01(uma) foto da Certidão de Nascimento ou Casamento
01(uma) foto do comprovante de residência
01(uma) foto do título eleitor