Objetivo Geral
Preparar o assistente social para trabalhar com as expressões sociais que surgirem no espaço
escolar, empoderando e fortalecendo a autonomia de crianças e adolescentes e seus familiares
quanto aos seus direitos e deveres, bem como o diálogo com a coordenação acadêmica, família
e o trabalho de redes sociais.
Objetivo Específico
– Capacitar o profissional de Serviço Social, para atuar em escolas, creches e universidades em
proteção aos direitos humanos e sociais;
– Desenvolver competências práticas para atendimentos em creches, escolas, faculdades,
publicas e privadas;
– Demonstrar a importância do assistente social na equipe de ensino da área de educação;
– Contribuir para a efetivação dos direito social e educacional aos alunos em vulnerabilidade
social.
– Realizar ações conjuntas com os professores, coordenação, direção e comunidade.
Público Alvo
Assistentes Sociais, Pedagogos, Psicólogos, Educadores, dentre outros profissionais.
Conteúdo Programático
1. Serviço Social na Educação – Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação:
Atribuições e Competências.
2. Política de Seguridade: Assistência Social.
3. A Gestão de Educação na Mediação de conflitos.
4. Política da Criança, Adolescente e Juventude.
5. Psicologia Social na Educação.
6. Educação Inclusiva: Fundamentos e Contextos da Educação Especial e da Inclusão /
Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Especiais / Diversidade Social.
7. Serviço Social, Psicologia Educação e Família: Possibilidades, Desafios e Mediações no
Cotidiano.
8. Trabalho final – Projeto de intervenção – Não haverá TCC