O tempo de formado, seus planos profissionais e momento pessoal são alguns dos pontos a considerar antes de fazer uma pós. Confira essas e outras dicas!

O tempo de formado, seus planos profissionais e momento pessoal são alguns dos pontos a considerar antes de fazer uma pós. Confira essas e outras dicas!

Não é novidade que o mercado de trabalho atual, cada vez mais exigente e competitivo, pede a qualificação constante dos profissionais. Fazer um curso superior é um começo, mas só a graduação não garante um bom emprego e salário para sempre. Pensando em aumentar as chances de alavancar a carreira, cada vez mais brasileiros buscam uma pós-graduação e a oferta de cursos é grande em todas as áreas do conhecimento.

Vantagens da especialização
Investir em uma pós-graduação traz uma série de vantagens:

  • Troca de experiências com colegas e professores.
  • Ampliação da rede de contatos, também chamada de networking.
  • Maior competitividade no mercado de trabalho e empregabilidade.
  • Possibilidade de mudar de cargo, área ou empresa, com salário maior.

Vale a pena fazer uma especialização logo depois de se formar? Depende. Em boa parte dos casos, é melhor esperar um pouco e acumular alguns anos de experiência no mercado antes de fazer um MBA, uma especialização relacionada à gestão, ou um mestrado profissional. Isso porque esses cursos costumam abordar situações e desafios que o aluno só vai encontrar no ambiente de trabalho. Ter alguma experiência ajuda a compreender melhor o conteúdo, possibilita a troca de conhecimento entre os alunos e favorece um melhor aproveitamento do curso.

Já no mestrado acadêmico, a experiência profissional não afeta tanto o aproveitamento do curso. Nele, o aluno vai aprofundar seus conhecimentos em determinado tema com foco na carreira acadêmica, seja como futuro professor universitário ou pesquisador.

Antes de escolher o curso de especialização, no entanto, é importante levar em consideração alguns pontos para garantir que o dinheiro e o tempo que você vai investir tragam o resultado esperado.

Se a sua carreira está estagnada, uma especialização pode ajudá-lo a conseguir uma posição de maior responsabilidade e remuneração, dentro ou fora da empresa. No entanto, a pós deve alavancar – e não prejudicar – a sua vida profissional. Antes de fazer a matrícula, avalie bem a sua disponibilidade de tempo e como o curso poderá afetar seu trabalho e vice-versa.

Planejar os próximos passos da sua carreira ajuda a escolher o melhor curso de especialização para atingir seu objetivo profissional, seja mudar de área, assumir um cargo de gestão ou atualizar seus conhecimentos. Conversar com seu chefe, um mentor ou outros profissionais mais experientes ajuda a traçar esse plano de forma mais consciente. Depois que você decidir qual pós-graduação fazer, vale a pena conversar também com o coordenador do curso e esclarecer todas as suas dúvidas antes de fazer a matrícula.

 

Fonte: Portal Guia da Carreira

Foto: Freepik